• Uma Raquete por um Sorriso
  • Bissau - No escritório dos Médicos do Mundo
  • Nouakchott - Capital da Mauritânia
  • Na estrada entre Nouadhibou e Nouakchott (Mauritânia)
  • Fronteira com a Mauritânia
  • Finalmente no Deserto
  • Entre Agadir e Laayoune
  • Casablanca (Marrocos)
  • Algeciras - No barco a caminho do continente Africano
  • Percurso da Viagem: Portugal (Lisboa) - Guiné
    Mentores da Viagem Hugo Amaral
    Miguel Esteves

.

Promotor Parceiros Oficiais Parceiros Institucionais Parceiro Media
Apoios:

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Sentimentos...

Depois de uma grande viagem, existe sempre um tempo de ressaca, uma "digestão" de tudo o que se passou...
Esse período em mim finalmente acabou e sem duvida que me sinto feliz por tudo aquilo que foi feito e conseguido!


Esta viagem apesar de apenas ter sido realizada em Agosto, começou verdadeiramente em Março, quando se começou a falar as primeiras vezes sobre a possibilidade de levar este projecto até ao fim.

Claro que ter ideias é fácil, no entanto muito estava por fazer! Desde a colocação deste Blog online (um trabalho fantástico do Luís Remédio que foi pesquisando e inovando dentro do seu tempo disponível), depois foi a procura de apoios, aqui sim o trabalho mais árduo desta viagem, não é fácil nestes tempos de crise procurar quem apoie este tipo de iniciativa especialmente quando parte do privado...

Certo é, que estar associados á AMI, aos Médicos do Mundo e á Federação de Ténis Guineense nos abriram portas, mas foi aqui que tivemos algumas desilusões e onde metemos em causa todo o projecto, que não foi abandonado devido á força e apoio que todos os nossos amigos nos foram dirigindo.

É de enaltecer assim sendo o apoio da ULMA, da GESTCONTA e da SCALABICONTA, curiosamente empresas sediadas na zona do Ribatejo... Aqui tenho a destacar o apoio da Vera Duarte que mais parecia uma directora de Marketing tal a sua vontade e disponibilidade, foi dela e do Luís também a ideia de conceber tshirts do evento, um trabalho literalmente de partir pedra :)
Queríamos também agradecer á 3M pela sua generosa oferta que permitirá aos enfermeiros na Guiné realizarem melhor o seu trabalho e consequentemente salvar mais vidas.
Claro que não nos podemos também esquecer da AS Parts que forneceram peças para o  carro e á Auto Perfil que com o seu trabalho profissional, conseguiram que um simples utilitário atravessa-se o deserto do Sahara.



No entanto é ao Luís e á Vera que vai o  nosso mais profundo AGRADECIMENTO por todo o trabalho gratuito que realizaram! , claro que não nos podemos esquecer da Paula (AMI), da Rosa (MdM) e do André e Lello da FTGB, por acreditarem desde sempre no nosso projecto.

A viagem em si foi um cocktail explosivo de emoções, os nervos e alegria da partida onde tantos amigos nos vieram apoiar, a ansiedade da passagem de barco entre Espanha e Marrocos, ansiedade em realmente chegar a África!
O receio de conduzir nas cidades marroquinas, onde não há leis...
O deslumbramento com todas as paisagens do deserto desde Marrocos até ao Senegal.
Novamente o receio e ansiedade em cada uma das fronteiras, seguida sempre de uma alegria por conseguir passa-las.
A irritação de tantas paragens para cadeaux, festas e afins.... (África no seu melhor)
A frustração e puro desespero na entrada do Senegal.
Novamente o deslumbramento com as paisagens tropicais do Senegal.
A Alegria da chegada a Guiné!
A gratidão pela forma como fomos recebidos pela Ana Luísa, Isa e Ana Barbosa dos MdM, por toda a equipa no campo da AMI especialmente pela Inês e pelo Sérgio e por todo o staff da Federação de Ténis.
Um sentimento de impotência em solucionar os problemas da casa Emanuel



E finalmente o sentimento de dever cumprido com a chegada e entrega de material em Bissau e Bolama.

Finalizada a viagem ficou um pequeno sentimento de tristeza pelo estado em que o pais se encontra e por nos irmos embora, mas também a alegria de voltar-mos para junto dos nossos familiares e de todos os que nos apoiaram nesta aventura.

Agora apenas um sentimento de ansiedade em conseguir mais apoios para manter este projecto pela Guiné e quem sabe estende-lo a outros países Lusófonos.
[ ... ]

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Em destaque no Jornal Nacional!

Estamos de regresso , mas ainda existe ecos da nossa passagem por Bissau:)
Junto o scan da pagina do Jornal Nô Pintcha.

[ ... ]

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Missão cumprida

com louvor e distinção, aparte algumas dificuldades, lá cumprimos todos os objectivos a que nos propusémos em Lisboa.



O nosso obrigado àqueles que nos apoiaram, aos que nos receberam e aos que acreditaram em nós.




[ ... ]

Insert coin ou como activar um aparelho de raio X



A nossa última noite em solo guineense não deixou de ser atribulada... O aeroporto internacional Osvaldo Vieira apresenta algumas caracteristicas no minimo surreais. Entre as quais podemos referir o original aparelho de raio X na entrada da sala de embarque, que por algum acaso divino não se encontra ligado, apesar dos procedimentos serem os mesmos que em qualquer aeroporto... i.e., esvaziam-se os bolsos, dá-se a mochila aos funcionários, mas, estranho... nada passa pelas entranhas da máquina, à saída desta encontram-se alguns funcionários militares que nos pedem para abrir a mochila e... pedem-nos festa! (em português da Guiné, arranje-me uns trocos)


Ah! ok! Então é isso! A máquina é activada mediante a entrega de moedas ao funcionário!


E entretanto partimos com cerca de quatro horas de atraso, já que os inefáveís profissionais guineenses conseguiram amolgar o Airbus da Tap ao carregar os contentores no porão...





[ ... ]

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Bolama - AMI

Depois de excelentes 4 dias em Bissau, partimos a procura de Bolama!
Pela manhã encontramos a Enfermeira Inês para a entrega do carro, sentiremos saudades certamente, mas ali ele poderá realizar um trabalho que cá sinceramente já não cumpria.


Depois do "adeus", seguimos até Bolama, antiga capital da Guiné Bissau, hoje apenas uma cidade fantasma, infelizmente esta cidade que parecia ter sido lindíssima encontra-se em escombros.



Pena é, que as coisas assim se encontrem. Porque a natureza que a acompanha é algo que não tem discrição de tão bela.




Estes últimos 3 dias foram fantásticos na companhia de todo o pessoal da AMI, que foram excelentes no nosso acompanhamento, tendo mesmo nos convidado para tomar as refeições com eles, partilhando assim todos os momentos do seu dia a dia, no ultimo dia realizamos mesmo uma actividade com os mais jovens, onde os mais divertidos foram mesmo os adultos.




Um final de viagem em grande!!!!!!!





[ ... ]

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Rewind I - Rosso - Karang

Na fronteira entre a Mauritania e o Senegal, depois de ter pago (e bem!) pela (infelizmente...) obrigatória escolta até à fronteira com a Gâmbia... 12 horas de espera debaixo de um calor infernal a ser massacrado por mosquitos sanguinários...





nada de mais, apenas cerca de 500km em comboio a uma velocidade média de 70km/h... com partida à uma da madrugada depois das 12 horas de espera...



Com chegada à fronteira com a Gâmbia cerca de 36 horas depois, com uma belissima picada africana perto da fronteira já quase completamente exaustos... nada que o Lancia não resolvesse em modo piloto automático


[ ... ]

Continuamos a distribuir sorrisos...

Aproveitando o final do dia, a nossa equipa defrontou a equipa de "ténis" dos Médicos do Mundo, talvez devido á falta de treino, o resultado não foi o melhor para o nosso lado...
Ficaram os sorrisos e a boa disposição.
[ ... ]

Bissau - Casa Emanuel

A Convite da Ana Luísa dos Médicos do Mundo, hoje fomos entregar os pensos com bonecos oferecidos pela 3M na Casa Emanuel, um projecto que vive de alguma casmurrice e de ajuda externa, este projecto/realidade inclui um hospital, uma escola e um orfanato, a alegria com que somos recebidos é fascinante.
Não sei quem ficou mais feliz, se nós se as crianças...
[ ... ]

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Bissau - Acção da formação de Ténis

Ontem e hoje temos estado em "trabalho" com a federação, enquanto que ontem foi tratada a parte protocolar com a entrega do material á federação com direito a entrevistas para a RTP Africa e para a Radio Nacional...


Hoje começamos com algumas acções de formação, onde apresentamos alguns dos exercicios que utilizamos no clube, o sucesso foi grande e amanhã a pedido dos próprios iremos realizar mais uma formação.

Um grande abraço a todos!
[ ... ]

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Bissau - Médicos do Mundo


Chegados a Bissau, tivemos como missão no primeiro dia entregar o material médico aos Médicos do Mundo, que nos receberam exemplarmente!

Um escritório que funciona em conjunto com os Médicos do Mundo - Espanha e onde se projectam mais e futuras ajudas a este país que tanto necessita.

Tendo em atenção a todas as necessidades o que trouxemos foi apenas uma gota de água muito pequena.


[ ... ]

sábado, 7 de agosto de 2010

10º Dia - Canchungo (Guiné-Bissau)


Pois é meus amigos, para minha grande surpresa estava a ver a horas no telemóvel quando este toca e fico pasmado a olhar para o nome de quem estava a ligar...é verdade era mesmo o Hugo! Que informou-me que já se encontrava em Canchungo a 110 km do local de chegada.

Ora! Para quem achava que o pequeno Lancia não chegava à Guine, bem pode bater na boca por aquilo disse, pois chegou e sem um único furo pelo caminho, apesar das altas temperaturas e da própria estrada que nem sempre se via o alcatrão, na verdade percorreu desde Lisboa cerca de 5.000 km.

Os nosso bravos «navegadores» sempre vão conseguir cumprir o prometido. Da minha parte aqui fica um sorriso ;-) e da Guiné certamente muitos mais sorrisos haverá por esta altura.
[ ... ]

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

9º Dia - Banjul

Pois é, depois de várias aventuras, o dia de ontem foi só para dormir e descansar, estávamos realmente desgastados. Isso, junto a uma chuvada tropical que teimava em não parar, ajudou para que não saissemos do quarto, apenas fomos à noite à zona dos bares.


Por outro lado, devido à chuvada não houve internet ontem, por agora estamos a conseguir, mas está a ser  impossível de carregar as fotos. Para um cheirinho a Portugal, podemos presenciar a derrota do Benfica com o Tottenham.


No entanto, resolvemos ficar mais um dia em Banjul, para apreciarmos a cidade.
[ ... ]

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

7º e 8º Dia.

Estes foram os dois dias muito duros, na terça saimos de Nouakchott directos a fronteira com o Senegal. Lá chegados comecaram os problemas, primeiro foi apanhar o barco, depois o «Carnet de Passage» que afinal não se tira na fronteira. Enfim! Um mundo de problemas resolvido ao fim de cinco horas com paciência e cadouxs. Em seguida, ficamos a saber que como o carro tem mais de 5 anos tinha de ir de escolta policial...
Se vissem o tipo de carros que por aqui circulam...


Ficamos mais de sete horas à espera de escolta policial, tendo só partido perto das 11 da noite, depois fizeram-nos dormir, mais aos outros que iam na escolta, dentro dos carros e apenas duas horas, o inferno durou até à fornteira da Gâmbia, que se revelou até mais fácil, mas que também tivemos de desmontar o carro todo para vistoria. Finalmente pelas 20 horas deste dia conseguimos chegar a Banjul.



Fica a pena de nao visitar-mos o Senegal como deve de ser, mas isto é uma nova lei que comecou no dia 1... Amanhã ficaremos de descanso aqui em Banjul.
[ ... ]

terça-feira, 3 de agosto de 2010

7º Dia - Atravessando o Senegal

Hoje não será possível a reportagem proveniente do local onde estão, em virtude de estarem atravessar o Senegal. No entanto, garantiram que amanhã temos a reportagem e mais umas fotos ;-)


Continuação de boa sorte aos nossos «navegadores» :-D
[ ... ]

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

3727


3.727 km feitos até hoje à chegada a Nouakchott!




E já só faltam 1.200 km para Bissau!
[ ... ]

6º Dia Nouadhibou - Nouakchott

Hoje previa-se uma etapa dura, todo o dia no deserto, num dia que marcara o adeus ao deserto profundo.

O pequeno Lancia como lhe chamou um Ucraniano ontem, está a mostrar que ainda está a altura de desafios, talvez mesmo de um Dakar:)

Mas voltando ao resumo, a partida foi outra vez de madrugada, para aproveitar a areia ainda estar húmida da noite e os ventos menos fortes.

A estrada era boa mas nada onde pudessemos descansar pelo caminho, apenas pequenas paragens para apreciar as .paisagens.

Pouco passava da hora de almoço quando chegamos, mais um obstáculo dificil superado com distinção pelo nosso "chaveco".

O grande problema mesmo, foi encontrar o nosso hotel, Nouachkott é a capital do caos :)


Mas tudo se consegue, um abraço e até amanhã!
[ ... ]

domingo, 1 de agosto de 2010

Fronteiras no deserto

O deserto! Ainda e sempre o deserto... é absolutamente fascinante o modo como a paisagem muda ao longo dos quilómetros. Pode-se ter a ideia que o deserto é tudo a mesma coisa, só areia. Mas não... é uma paisagem que nunca se repete... mudam as cores, muda a luz, muda a areia, mudam as rochas! Mas quando se percorre o deserto numa estrada de asfalto a alta velocidade há algo que não muda. É o belo rasto que o carro deixa de poeira e areia levantada do asfalto...


Na verdade, até à data, o grande problema do deserto não é tanto o calor, mas sim a areia! Finíssima! Quase como farinha, que em tudo se entranha. A partir de determinada altura habituas-te a estar coberto com uma camada finíssima de areia no corpo! Por alguma razão os povos daqui usam roupas largas e que os cobrem na totalidade... quanto a nós esta areia pode-nos causar complicações devido ao stresse que impõe à mecânica do carro. Mas como até à data tudo a correr sobre rodas, esperemos que amanhã com a grande etapa no deserto cheguemos tranquilamente a Nouakchot.

Agora que já estamos na Mauritânia, deixem só que vos conte que a passagem da fronteira entre Marrocos e a Mauritânia é uma coisa verdadeiramente surreal! Uma verdadeira terra de ninguém ao longo de cerca de três quilómetros de pista imprópria para qualquer carro que não um jeep...


Anyway, mais uma prova superada com distinção pelo nosso excepcional Lancia!
[ ... ]

5º Dia - Dakhla - Nouadhibou

A temida entrada na Mauritãnia correu sem problemas, apenas a passagem pela terra de ninguêm criou alguns problemas, em virtude do terreno ser no mínimo acidentado.



Partimos de manhã cedo de Dahkla, cidade que apreciamos bastante, uma vez mais entramos no deserto, cada vez mais areia, mas parece que já passamos de meio, o que é fascinante no deserto é o facto de mudar de aspecto a cada declive.


Chegados à fronteira apenas os pedidos do costume, os porta chaves do BPI tem sido um sucesso! Já do lado da Mauritãnia, tivemos que fazer um seguro! pelo qual pagamos 10 euros...

O terreno da Mauritãnia e muito arenoso e os fortes ventos fazem-se sentir. No entanto, por agora esta tudo bem :) e esperamos que assim continue.
[ ... ]

sábado, 31 de julho de 2010

dia 4 - Laayoune-Dakhla

Hoje a crónica aparece mais cedo! cada vez estamos melhores :)

Se ontem entramos no deserto, hoje andamos pelo deserto.


O dia de hoje não trouxe novidades, areia, mais areia e de vez em quando lá aparece o oceano.


Hoje no entanto destaco dois locais Bujdour e Dakhla, se o primeiro como o nome diz foi o famoso cabo do Bojador, o segundo é talvez o melhor local de kitesurf do mundo! um local lindo com um ambiente prefeito.


Amanhã se tudo correr bem iremos entrar na Mauritânia e chegar a Nouabidou.
[ ... ]

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Oficialmente no deserto


Mais um dia mais umas centenas de quilómetros...

Hoje entrámos oficialmente no deserto e a sensação, para além do espanto e deslumbre, é de estranheza e de algum receio... é virtualmente impossível não deixar de pensar que uma avaria por estas paragens pode ser, no mínimo, um pouco complicado. E depois, há a emoção de levar um (belo!) carro que parece uma casca de noz para um lugar tão inóspito.

Nem quero pensar muito na travessia da Mauritânia. Suspeito, tal como antecipava em Lisboa, que a Mauritânia vai ser uma jornada plena de emoção e deslumbre!

Num registo diferente mas habitual por estas paragens, são os controles policiais espaçados por algumas dezenas de quilómetros. Se pensar que hoje fizemos 600 e qualquer coisa quilómetros, perdi a conta às vezes que parámos e tivemos de mostrar os nossos passaportes... e depois, os policias... encontramos de tudo, desde o mais simpático até ao carrancudo e ao corrupto (mas não muito...). Em abono da verdade, diga-se que a primazia vai para a simpatia!

E até à data tudo corre como planeado, o Lancia porta-se às mil maravilhas e comemos alcatrão às colheradas... hoje foram mais 10 horas de asfalto!
[ ... ]

3º dia - Agadir-Laayoune

Mais um dia, mais uma viagem...

O dia começou encoberto, tanto a nível metereológico como a nível de viagem, as correias do pneu do tejadilho teimavam em fazer muito barulho. Depois de 3 tentativas, lá conseguimos resolver o problema.

Depois começou a viagem propriamente dita, hoje entramos finalmente pelo deserto e surpreendentemente o calor hoje era bem inferior ao de ontem.




O dia foi perfeito, sem problemas de maior e com paisagens de cortar a respiração, deserto e Atlântico praticamente juntos!



Até agora está tudo perfeito, que assim continue!
[ ... ]

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Resumo do 2º dia Casablanca-Agadir

Pois é!
Como viram no post do Miguel hoje tivemos um susto mas ficou tudo bem...

O dia começou comigo ao volante, conduzir em Casablanca era a minha missão. Entramos na autoestrada em direcção a Agadir, 70 kms mais tarde lembramos que precisávamos de dinheiro para pagar a portagem, depois de conferenciar-mos, resolvemos parar em Marrakech, porque até lá tínhamos dinheiro e podíamos levantar dinheiro lá. A visita foi curta, apenas vimos o Palmeiral e almoçamos na avenida central.



Finalizado o almoço partimos em direcção a Agadir, a paisagem desértica era fantástica...

...mas quando tínhamos quase finalizado a subida do Atlas, o Lancia pediu para descansar e deixar-me tirar algumas fotos ao deserto.



Resolvido o percalço, recomeçamos o percurso e chegamos calmamente a Agadir onde ainda fomos a tempo de um mergulhito numa praia que não merece a fama que tem tal a quantidade de lixo que preenchia o areal.
[ ... ]

A tampa

Início da viagem

Pois! A tampa!
Podem ser várias coisas..., como por exemplo a tampa da panela da sopa, ou a tampa que podes sempre levar de uma mulher bonita...

No entanto, não é nenhuma das citadas (como devem calcular) que nos deixou em quase estado de choque (e parados à beira da estrada) correndo o risco de terminar a nossa viagem nas montanhas do Atlas...


Então a coisa passou-se na autoestrada entre Marrakech e Agadir em plena travessia das montanhas, com uma temperatura a rondar os 45ºC... estamos nós na 2ª interminavel subida debaixo de um calor abrasador, quando o manómetro da temperatura do nosso magnifico Lancia, começa também a sua subida vertiginosa em direcção aos 100ºC... ok, primeiro pensamento; estamos f...... Encosta o carro e espera. Abrimos o capot e água em muitos sitios (muito mau sinal!)

Então vamos lá ver o que se passa... e ver se ainda conseguimos sair daqui...
Mas a água vem daqui da tampa! Porra! P... de tampa! mas, mas... a tampa estava mal apertada, c......

Conclusão: uma p... de uma tampa mal apertada ia-nos deixando a muitos quilometros do nosso destino. Eu sei que ninguém pediu, mas este é de borla: se por acaso se puserem a caminho de atravessar o deserto, façam um favor a vocês mesmos e verifiquem se a tampa do radiador do vosso belo carrinho está bem apertada.

Anyway, chegámos na boa a Agadir.
[ ... ]

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Resumo do 1° dia (e meio)

Início da viagem

Depois de uma despedida que em muito nos surpreendeu, a viagem começou e até ao momento sem problemas!

O dia foi desgastante, mas produtivo depois de 10 horas de viagem com várias mudanças de condutor, chegamos finalmente a Algeciras! Em seguida e depois da "ajuda" de um funcionário do porto, embarcamos para Marrocos.


Ai chegados começamos desde logo a perceber o que vai ser África...calor, maus condutores e caos generalizado. Áte a natureza ajuda, vejam bem como o bolo era tao doce que as abelhas se confundiram e pensaram que se tratava de polen.

Outro bons exemplos, são as fotos seguintes, onde se pode ver que o Lancia não está assim tão carregado, como este e vários outros veículos, em como em Casablanca até passo por bom condutor;





O tempo para visitar Casablanca, onde hoje chegamos foi curto. Fica no entanto esta foto do mais conhecido monumento da cidade. Até breve ;-)

[ ... ]